Atualize seu navegador para ter acesso a todos os recursos.
Selecione uma das opções ao lado.

Quando falamos em todo o investimento necessário ao adquirir um carro, não é somente o valor de mercado que devemos levar em conta. Para quem está em busca de um novo veículo, é preciso se planejar com os demais gastos que o carro traz, desde impostos à manutenção preventiva, que é indispensável para dirigir com segurança. Reunimos a seguir as despesas mais comuns que você deve considerar ao financiar um carro.

options_outline

parcelas do financiamento

O financiamento de veículos é uma alternativa para adquirir o carro dos sonhos mais rápido, quando você não possui todo o investimento necessário para comprar à vista. Ainda assim, é preciso considerar o valor de entrada e o pagamento mensal das parcelas do seu financiamento. Para não ter surpresas no fim do mês, você pode simular o seu financiamento no site do Itaú e já conferir a quantidade e valor de parcelas que cabem no seu bolso. Ao se planejar, fica mais fácil organizar as contas.

contract_outline

custos com documentação

IPVA

Todo início de ano é o momento de pagar o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – que é um imposto estadual cobrado anualmente. A arrecadação é feita e definida por cada Estado e a quantia é calculada sobre o valor de tabela do veículo, que pode variar entre 1,5% e 4%. Consulte os valores no site da secretaria do seu Estado. Atualmente, governo usa como referência a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para determinar o preço de mercado.

Lembramos que ao contratar o financiamento de veículos Itaú, você permanece responsável pelo pagamento do IPVA do seu carro.

DPVAT

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido por DPVAT, é um seguro obrigatório cobrado dos proprietários de veículos no país e que dá proteção em casos de acidentes de trânsito. Sua cobertura se estende a três tipos de dano: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares. O prêmio é cobrado uma única vez ao ano e é uma das exigências para obter o licenciamento anual do veículo. Para saber mais, consulte a Administradora do seguro DPVAT em um dos Pontos de Atendimento Autorizados.

CRLV (Licenciamento anual)

Este documento garante que seu veículo esteja regularizado para trafegar em vias públicas e deve ser renovado anualmente. Dirigir sem a posse deste documento pode acarretar infração leve com multa, três pontos na CNH e o veículo pode ser retido. Além disso, os documentos do carro podem ser bloqueados e você pode ter dificuldades na liberação do veículo ao fim do contrato, conforme Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Vale ressaltar que você permanece responsável por todos os ônus e despesas decorrentes do atraso. Não corra riscos! Acesse o site do DETRAN do Estado em que seu veículo está registrado para consultar o valor da taxa e demais informações.

vehicle_financing_outline

custos com veículo

Você sabia que quem financia seu veículo com o Itaú tem descontos na contratação do Seguro Auto?

seguro auto

Sabemos os riscos aos quais toda pessoa está exposta ao dirigir, principalmente para quem vive nas grandes cidades. Por isso um Seguro Auto é tão importante, tanto para dar assistência a você, como para ajudar em qualquer imprevisto de trânsito, como uma pane elétrica ou troca de pneus. Na hora de contratar o Seguro Auto, confira todas as coberturas indispensáveis para que você e seu veículo estejam protegidos em casos de sinistros.

combustível

Seja gasolina, diesel ou álcool, os custos com combustível são indispensáveis e podem ser bem altos, principalmente se você faz uso do carro diariamente. Vale lembrar que carros mais baratos não são, necessariamente, mais econômicos, o que pode impactar muito nas contas. Os custos vão depender da frequência com que o carro é usado, tipo de combustível, motor e autonomia do veículo. Por isso, pesquise sempre o consumo médio de combustível do carro desejado.

manutenção

A manutenção do veículo é indicada anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados para conferir a performance de pneus, lanternas, freios, bateria, entre outros itens. Se identificado qualquer comprometimento em um deles, vá imediatamente a um mecânico de sua confiança para os reparos necessários. A manutenção preventiva é a melhor forma de evitar falhas ou desgastes de qualquer peça, o que poderia aumentar os riscos de acidentes, além de ser, em regra, muito mais barata que a manutenção corretiva.

lavagens

Nas lavagens, considere tanto as mais simples, interior e exterior do veículo, e que são recomendadas a cada quinze dias, como as limpezas de motor, necessárias para evitar problemas no funcionamento mecânico e elétrico, e que podem ser feitas anualmente.

estacionamentos

Tem momentos que encontrar vaga para estacionar pode ser um desafio. Além disso, são pequenos gastos que, no fim mês, podem virar uma conta grande. Quem contrata um Seguro Auto pode ter bons descontos em redes de estacionamento que, além de trazer economia, proporciona mais comodidade e agilidade na hora de estacionar.

faça as contas antes de tomar essa decisão

Separe as despesas de valor fixo, como a parcela do financiamento, das despesas de valor variável, como o combustível, considerando um valor médio. A periodicidade delas também pode impactar na conta, pois estacionamentos e lavagens vão demandar um custo mensal, já as taxas de impostos, por exemplo, são cobradas uma vez por ano. Agora que você já conhece todas as principais despesas com um carro, pode tomar essa decisão com mais segurança. Tenha a certeza de poder cumprir com todos os custos, para não deixar que o sonho do novo carro na garagem vire uma dor de cabeça, e tenha a certeza de poder cumprir com todos os custos.

 

Este guia é meramente informativo e foi elaborado com as informações extraídas no ano de 2020.
car_outline

Simule a entrada e parcelas que cabem no seu bolso.